quarta-feira, 21 de abril de 2010

Escovagem dentária

Aqui há uns dias atrás, ainda não passaram assim tantos, só mesmo uns pouquitos, as enfermeiras do nosso Centro de Saúde responsáveis pelo Programa de Saúde Oral estiveram na nossa escola.
E que vieram cá fazer? ninguém as viu, ou melhor, nenhum menino as viu. Mas... é mesmo verdade! Elas estiveram por cá.
Vieram lançar-nos um desafio.
Aliás, já nem era novidade. Só que era à mesma um desafio - pôr a criançada a escovar os dentes todos os dias, durante as aulas.
O nosso agrupamento de escolas Júlio Brandão já há vários anos aderiu a este projecto. Contudo, este ano o projecto não estava a ser aplicado em virtude da Gripe A. Tanto se falou desse bichinho maldoso que o mundo andava de tal maneira assustado que a decisão foi suspender tudo o que pudesse eventualmente facilitar alguma forma de contágio. Alguns poderão pensar que de modo excessivo, mas essa conversa não cabe aqui.
Ainda assim, e porque as enfermeiras andam pelas escolas, juntamente com dentistas-estagiárias a aplicar este projecto conjunto dos Ministérios da Educação e da Saúde, efectuando rastreios dentários, divulgando cuidados a ter com a dentição e formas de prevenir problemas relacionados com a saúde oral, resolveram insitir connosco - a nossa escola - falando em privado com o corpo docente antes de realizarem algumas sessões, o que começará a acontecer já na última semana deste mês de Abril, de modo a sensibilizá-los para esta problemática.
Em questão, sobretudo, está a criação de hábitos regulares de escovagem. Assim, facilita-se a interiorização desta prática. Do mesmo modo que os "trabalhos de casa" ajudam a criar hábitos de estudo.

Por essa razão, e porque a aplicação deste programa já não se encontra suspensa no nosso Agrupamento e estava prevista no nosso Projecto Curricular de Turma, resolvemos passar a aplicá-lo no início das aulas após a interrupção lectiva da Páscoa. Na reunião de pais e encarregados de educação, aquando da entrega das avaliações trimestrais do 2º período, informámos os pais desta decisão. Em geral, a mesma foi bem acolhida. Daí o sucesso que tem sido a sua aplicação.
              
No regresso à sala após o intervalo, os alunos da nossa turma pegam na sua escova e na sua pasta, juntam-lhe um guardanapo de papel e tratam da sua higiene. Fazemo-lo na sala e é um gosto vê-los em acção. Todos gostam de ficar com a boca fresquinha. Além disso, ajuda a quebrar o choque do fim do intervalo, acrescentando um momento de descontracção ao regresso à sala pelo que, numa primeira impressão, parece até estar a ajudar na melhoria do comportamento após o intervalo. Os alunos têm estado bastante mais calmos, em relação aos 2 períodos anteriores. Não se sabe até que ponto esta relação é efectiva mas que tem acontecido, lá isso tem.
            

Sem comentários:

Enviar um comentário