terça-feira, 20 de abril de 2010

Como passa o tempo?

20-4-2010: 20 de Abril de 2010


tic-tac
ponteiro

relógio
calendário

hora
minuto
segundo

dia
mês
ano

século
milénio

noite

Todos nós sabemos que por esta idade - 6/7 anos - as crianças têm já uma noção de tempo, ainda que um pouco vaga.
Ouvem falar em horas, minutos e segundos, meses e anos, relógios e calendários. Apercebem-se também da regularidade da passagem do tempo e da sua marcação, por exemplo ao diferenciarem o dia e a noite e ao perceberem a existência das estações do ano e a sua vinda regular, tal como as datas aniversárias do próprio e seus familiares.
Por essa razão, querem começar a aprender as horas, isto é, a saber lê-las nos relógios, conhecer a data em que estão, diferenciar os meses e os anos, compreender um calendário.
Talvez por isso este livro, da autoria de Ana Vicente e ilustrado por Madalena Barbosa, um dos oferecidos no início do ano pelo Ministério da Educação, tem sido um dos mais requisitados na nossa biblioteca de turma, sendo certo que até ao momento mais de metade da turma já o leu, em regime de pré-leitura, ou acompanhado, na maior parte dos casos - em sua casa.
Hoje, foi a vez de o professor o ler na escola, na sala de aula, melhor dizendo. E o livro, no seu início, rezava mais ou menos assim:

Era uma vez um ponteiro que já estava farto de estar no seu cantinho, preso dentro do mostrador do relógio. Queria partir à aventura. Então, encheu-se de coragem e abalançou-se. Chegado a um parque, conheceu 3 personagens: um...
... e por aí fora.
Até que resolveu voltar ao seu lugar de origem, no fim de contas o local onde pertencia e onde se sentia melhor.
Não acontecerá isto mesmo com quase todos nós?

O vocabulário acima, próprio do tema, foi sendo registado no quadro enquanto a história ia sendo contada e conforme ia aparecendo. A Inês Sofia foi-o registando aqui no blogue de forma aleatória. Por fim, o professor alinhou-o em grupos de significado.

Obs: Trabalho realizado em contexto de sala de aula. Editado pelo professor.

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