terça-feira, 30 de março de 2010

A Neve


Batem leve, levemente,
Como quem chama por mim...
Será chuva? Será gente?
Gente não é,certamente,
E a chuva não bate assim...

É talvez a ventania,
Mas há pouco, há poucochinho,
Nem uma agulha bulia
Na quieta melancolia
Dos pinheiros do caminho...

Fui ver. A neve caía,
Do azul cinzento do céu,
Branca e leve, branca e fria...
-Há quanto tempo a não via!
E que saudades, Deus meu!

Olho-a através da vidraça.
Pôs tudo da cor do linho
Passa gente e, quando passa
Os passos imprime e traça
Na brancura do caminho...

                                    Augusto Gil

Boas férias a todos os meus amigos e ao meu professor.

Obs: Trabalho de iniciativa individual; pouco editado pelo professor.

3 comentários:

  1. :-)
    Que giro, Maria João!
    Rica escolha, a deste poema do António Gedeão, agora que o frio parece não nos querer largar.
    Obrigado! Boas férias para ti também.
    Have fun!

    ResponderEliminar
  2. Augusto Gil! Peço desculpa.
    A um, a outro e,como também não podia deixar de ser, à divulgadora.

    ResponderEliminar
  3. Já agora, Maria João, uma curiosidade:
    sabes que este, pelo menos nos seus versos iniciais, é um dos poemas portugueses mais conhecidos?

    ResponderEliminar