quinta-feira, 18 de março de 2010

Alfabeto ou abecedário (2)

Maria Carvalho da Silva Ribeiro

Vila Nova de Famalicão, 18 de Março de 2010


a b c d e f g h i j l m n o p q r s t u v x z

A B C D E F G H I J L M N O P Q R S T U V X Z


Chegamos à fase final do estudo do alfabeto ou abecedário. Ou melhor, e para ser mais preciso, do alfabeto latino poi sexistem uns tantos outros mais por esse mundo fora. Quem sabe alguns destes alunos virá a estudar russo, chinês, japonês ou até mesmo copta, apenas para citar algumas línguas que utilizam grafemas (letras) diferentes do nosso.
Bom!... Verdade se diga que alguns destes alunos já falaram por mais de uma vez nas restantes 3 letras existentes mas só utilizadas em estrangeirismos do tipo kiwi - k, w - ou canyon - y.

Ainda não nos debruçámos sobre elas mas acabaremos por o fazer, apenas para que se conheçam um pouco melhor.

Ora, precisamente porque já estudámos todo o alfabeto iremos a partir de agora passar a escrevê-lo no nossos Cadernos Diários pela ordem das letras por que é conhecido, e não pela ordem em que as mesmas foram aprendidas.

Mas estes alunos têm ainda tanto tanto para aprender! Não é assim, meninos e meninas, rapazes e raparigas?...
Por agora, logo após a próxima semana em que iremos realizar as fichas de avaliação trimestrais, vamos aproveitar para gozar uns 15 dias de férias, mais do que merecidos. Depois, após retemperar energias físicas e mentais, no regresso vamos atacar as regras ortográficas da Língua Portuguesa. Afinal, já Fernando Pessoa dizia que "a minha pátria é a língua portuguesa".

Obs: Trabalho realizado em contexto de sala de aula; não editado pelo professor.

Sem comentários:

Enviar um comentário