quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Preparativos para o Natal, com a ajuda da Ângela Flores

Chegou Dezembro. É tempo de Natal. 
Sempre associada ao nascimento de Jesus Cristo por todos nós, em tempos mais recuados esta festa destinava-se a assinalar a chegada do inverno.
Em todas as escolas multiplicam-se por esta época as actividades alusivas à festa mais importante do ano, além das fichas sumativas trimestrais, é claro.
Hoje, a professora Ângela Flores, por sinal igualmente Representante dos Pais na nossa turma, ajudou-nos a preparar a árvore da nossa escola. 
Como? Auxiliando os meninos a pintar modelos de anjos, estrelas, pinheirinhos.

Já antes nos tinha enviado os moldes. Agora, ajudou-nos ainda a pintar.

Obrigado, Ângela.

Reciclagem de Papel


É urgente preservar as florestas.
Todos os anos a mancha verde do nosso Planeta Azul diminui a olhos vistos e, com ela, diminui também a nossa potencial qualidade de vida. 
As árvores dão-nos o bem mais precioso à nossa sobrevivência, oxigénio. Mas se o ritmo de destruição florestal se mantém, porque não é possível  substituir as árvores abatidas em tempo útil, dentro de pouco tempo teremos problemas, hoje em dia já gravíssimos, quase insolúveis a resolver: aquecimento global e inundação das faixas costeiras pelo mar, entre outros.
É, por isso, urgente abater a menor - < - quantidade possível de árvores.
Para nos ajudar a reflectir um pouco mais sobre este assunto, visitou-nos hoje a Lia Soares, do CEAB (Centro de Estudos Ambientais da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão).
E que fez ela?
Após uma pequena introdução mostrou-nos como se faz e ajudou-nos a reciclar papel, algo que no nosso dia-a-dia não dá muito jeito fazer, porque demora o seu tempo e o papel obtido em meios domésticos não é de primeira qualidade, mas que podemos estar sensibilizados para utilizar, adquirindo-o às empresas que o produzem em substituição do papel comum, habitualmente de cor branca, bem como para colocar nos ecopontos respectivos (de cor azul) o papel seco que já não necessitamos e que não fomos capazes de reutilizar.

Podemos aqui observar a Lia, na sua função temporária de professora, com todo o gosto a ajudar o André Prego e a Maria, a produzirem a sua própria folha de papel reciclado. Nela iremos posteriormente escrever ao Pai Natal.
A Matilde cumpriu aqui o seu papel de repórter fotográfico. Ainda não vimos as suas fotos mas quem sabe tenha alguma para aqui acrescentar.

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Para onde foi o Zezinho? (parte 2)

Parte do resultado da leitura do Ricardo Azevedo e das múltiplas questões levantadas pelos seus amigos e colegas está aqui bem à vista. É possível, bem que o meu dedo mindinho gostaria de o saber, que a maior parte dos pais tenha dado também a sua palavra para ajudar a esclarecer tão assombroso mistério; é possível também que alguns tenham até lido com os seus filhos o livro com o mesmo título.

Depois, em casa, resultaram ilustrações com o mais variado gosto e imaginação. Aqui fica a da Maria João Araújo, enquanto não chegam outras.

Estão quase quase a chegar!...


- Quem? Quem? Quem vem lá? - perguntou o menino.
As prendas do Pai Natal?

- Eheh ! - sorriu-se o professor.
- Não! A última letra antes do Natal - respondeu. O m/M.
Falta só um poucochinho. Assim deste tamanhinho! - acrescentou, com um gesto da mão direita, aproximando o polegar do indicador.

Por isso, para quem quiser treinar a leitura, a escrita e o desenho, aqui fica um pequeno texto com as consoantes já aprendidas - p / t / l / d:

- Olá, Lita!

- Olá, Pepe!

- É o Paulo e a Lili.

- Olá!

- A pauta é tua?

- O teu pai lê pela pauta?

- Sim! Ele lê.

- E o dado é do teu tio?

- Não! Não é.

Se quiserem ler, copiar e ilustrar...
é só começar a trabalhar.

Vamos lá!

Segurança em Casa

Acidentes com crianças acontecem, infelizmente, todos os dias. Em casa, na rua ou na escola as crianças, pela curiosidade e vontade de experimentação que lhes é própria, encontram-se mais expostas aos sinistros do que qualquer um de nós, adultos, em geral mais conscientes dos riscos que corremos nas diversas actividades em que nos envolvemos.
Por isso, A Segurança do seu Corpo é um dos temas que trabalhamos, em especial logo no início do 1º ano. Analisamos, mediante observação de algumas imagens do manual mas sobretudo de diálogo a partir daí realizado evidenciando as experiências de cada um, regras de conduta e cuidados a ter em múltiplas situações.
Em mais do que uma das sessões de exploração do tema trabalhámos a Segurança em Casa. Cuidados a ter com o manuseamento de produtos potencialmente tóxicos - medicamentos, detergentes, aerossóis e outros - foi uma das áreas exploradas.


Aqui a Maria João Sarmento evidencia bem as consequências menos gravosas de actividades arriscadas, não é, rapariga?
Um choro pegado, não sei se do irmão pois não tive oportunidade de lhe perguntar quem aqui se representava embora imagine que seja ela mesma, bonita, como sempre, com seus olhos arregalados, e mais alguém lá de casa.
Em que é que ele andou a mexer? Fica a dúvida... mas com toda a certeza não foi em boa coisa!

Dia d/D

                                                       Que será?

                                              Tenho dez amigos certos
                                              com quem muito bem me dou;
                                              eles vêm procurar-me,
                                              eu procurá-los não vou.
                                                              Luísa Ducla Soares, 
                                                                                   Adivinha Adivinha, Livros Horizonte

                                                    Dez dedos, dez amigos.

                                                     Dez           dedos
                                                     Dez           de - dos
                                                     D               de
                                                     D               d




Estamos a chegar ao final do 1º trimestre. A passos largos, não é? Parece que ainda foi ontem que as aulas começaram e já trabalhamos 8 letras. Daqui até ao Natal ainda estudaremos mais uma e vocês já devem saber qual.

Sugestão para fazer em casa: pesquisar nessas revistas velhas daí de casa e nos folhetos dos super-mercados letrinhas ou palavrinhas, mesmo com tamanhos diferentes, com as letras já estudadas - a, e, i, o, u, p, t, l, d - e com elas tentar fazer pequenas frases.
Depois é só colá-las numa folha branca ou de linhas e trazê-la para a escola para mostrar aos colegas (até à próxima sexta-feira, está bem?). Se para isso precisarem usar uma ou outra letra ainda não trabalhada na escola não faz mal; mas é importante que saibam ler o que escreveram.
Para ficar mais giro façam um desenho ou ilustrem-nas. Se quiserem misturar no trabalho pequenas frases escritas por vós vão ver que também dá bom resultado.
Experimentem!